terça-feira, 30 de setembro de 2014

Deputado Raimundo Fernandes sofre acidente de carro


v8O deputado estadual Raimundo Fernandes sofreu um acidente de carro na noite de ontem, por volta das 21h, entre as cidades de São Miguel e Coronel João Pessoa.

O carro, modelo Hilux, capotou após o deputado perder o controle numa curva da RN 117, perto da ladeira da morte, entre as duas cidades. Raimundo Fernandes estava sozinho.
De acordo com os médicos que fizeram o primeiro atendimento, em São Miguel, o deputado sofreu um trauma lombar e não corre risco de morte. O parlamentar foi transferido para Pau dos Ferros e se queixa apenas de dores nas costas. Ele deve ser trazido para Natal na manhã de hoje para receber atendimento especializado.
Raimundo Fernandes é candidato à reeleição pelo PROS.

IFRN abre hoje inscrições para Exame de Seleção 2015 e oferece mais de 2700 vagas

Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abre nesta terça-feira (30), a partir das 14h, as inscrições para a seleção dos cursos técnicos integrados, processo também conhecido como Exame de Seleção. Este ano, são ofertadas 2.724 vagas para cursos de nível médio com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015.

As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Gestor de Concursos (clique AQUI) até o dia 13 de outubro. Para os candidatos que não têm acesso à internet, a inscrição pode ser feita em qualquer campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento informados no Anexo I do Edital. A taxa custa R$ 20 e deve ser paga nas agências bancárias até o próximo dia 14 de outubro. Após a finalização do período de inscrições, não será permitida a troca do curso, do turno ou do campus pelo candidato.

O Exame Seleção 2015 é a única forma de ingresso para os cursos integrados de nível médiooferecidos pelo IFRN, e é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental. Os candidatos que participaram da prova do ProITEC 2014 também devem realizar a inscrição, mas não será necessário o pagamento da taxa. Caso não realize a nova inscrição, o aluno não vai concorrer às vagas ofertadas nos cursos técnicos integrados do IFRN.

As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, irão realizar as matrículas e frequentarão os cursos. As provas serão compostas de vinte questões de Matemática, vinte questões de Língua Portuguesa e uma redação. O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado no dia 19 de dezembro de 2014. O resultado final do processo seletivo será publicado no dia nove de fevereiro de 2015.

Cursos Ofertados para 2015
Campus Apodi
Biocombustíveis – 36 vagas
Agricultura – 36 vagas
Informática – 36 vagas
Zootecnia – 36 vagas
Campus Caicó
Eletrotécnica – 40 vagas
Informática – 40 vagas
Informática – 40 vagas
Têxtil – 40 vagas (m)
Têxtil – 40 vagas (t)
Vestuário – 40 vagas
Campus Canguaretama
Informática – 40 vagas (m)
Informática – 36 vagas (t)
Campus Ceará-Mirim
Informática – 36 vagas
Campus Currais Novos
Alimentos – 38 vagas (m)
Alimentos – 38 vagas (t)
Informática – 38 vagas
Manutenção e Suporte em Informática – 38 vagas
Campus Ipanguaçu
Agroecologia – 40 vagas
Informática – 40 vagas
Meio Ambiente – 40 vagas
Campus João Câmara
Administração – 40 vagas
Eletrotécnica – 40 vagas
Informática – 40 vagas (m)
Informática – 40 vagas (t)
Campus Macau
Informática – 36 vagas (m)
Informática – 36 vagas (t)
Química – 36 vagas
Recursos Pesqueiros – 36 vagas
Campus Mossoró
Edificações – 36 vagas
Eletrotécnica – 36 vagas
Mecânica – 36 vagas
Informática – 36 vagas
Campus Central (Natal)
Edificações – 40 vagas (m)
Edificações – 40 vagas (t)
Controle Ambiental – 36 vagas (m)
Controle Ambiental – 36 vagas (t)
Geologia – 36 vagas
Mineração – 36 vagas
Administração – 36 vagas
Informática para Internet – 36 vagas
Manutenção e Suporte em Informática – 36 vagas
Eletrotécnica – 36 vagas
Mecânica – 36 vagas
Campus Cidade Alta (Natal)
Multimídia – 36 vagas (m)
Multimídia – 36 vagas (t)
Campus Zona Norte (Natal)
Comércio – 36 vagas
Informática para Internet – 36 vagas
Eletrônica – 36 vagas (m)
Eletrônica – 36 vagas (t)
Campus Nova Cruz
Administração – 36 vagas
Informática – 36 vagas (m)
Informática – 36 vagas (t)
Química – 36 vagas
Campus Parnamirim
Informática – 40 vagas (m)
Informática – 40 vagas (t)
Mecatrônica – 40 vagas (m)
Mecatrônica – 40 vagas (t)
Campus Pau dos Ferros
Informática – 36 vagas
Alimentos – 36 vagas
Apicultura – 36 vagas (m)
Apicultura – 36 vagas (t)
Campus São Gonçalo do Amarante
Edificações – 36 vagas
Informática – 36 vagas
Logística – 36 vagas
Campus Santa Cruz
Informática – 36 vagas (m)
Informática – 36 vagas (t)
Mecânica – 36 vagas (m)
Mecânica – 36 vagas (t)
Campus São Paulo do Potengi
Edificações – 40 vagas (m)
Edificações – 36 vagas (t)
Meio Ambiente – 40 vagas (m)
Meio Ambiente – 36 vagas (t)
Fonte: Portal NCO

A uma semana da eleição, pesquisa Seta aponta empate entre Henrique e Robinson

Restando seis dias para as eleições gerais de 2014, o Instituto Seta de Pesquisa aponta empate técnico na corrida para o governo do Rio Grande do Norte. De acordo com o instituto, o candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves, e o do PSD, Robinson Faria, estão empatados na corrida para o governo estadual. Veiculados pelo portal de notícias Nominuto, os números mostram que Henrique tem 33% das intenções de voto, contra 32,3% de Robinson Faria. Em terceiro lugar, aparece o candidato do PSOL, Robério Paulino, com 1,9% das intenções de voto, seguido pelo candidato do PSL, Araken Farias, e pela candidata do PSTU, Simone Dutra, ambos com o mesmo percentual, 0,6%. Brancos e nulos somam 22,8%, e indecisos (não sabe) totalizam 8,8%.

De acordo com o sociólogo Daniel Menezes, diretor-presidente do Instituto Seta, a disputa para o governo do Estado está aberta, com forte tendência de segundo turno. “Há um processo de polarização, porque é possível perceber que os candidatos ditos pequenos estão diminuindo de tamanho na pesquisa. Parte do eleitor de Robério está indo para Robinson, devido a um processo de polarização motivado pela percepção da competitividade. Seria uma antecipação de um suposto segundo turno”, diz ele.

“Estou dizendo que há tendência de segundo turno, porque hoje qualquer diferença de dois, quatro pontos pode resolver no primeiro turno, uma vez que os candidatos pequenos caíram. Somados, os pequenos dão cerca de três pontos. No entanto, acho que vão ficar bem próximos e aí podemos ter uma eleição definida no primeiro turno, ou no segundo turno. Qualquer arrancada de um dos nomes nesta reta final pode redundar com a eleição terminando no primeiro turno. O destaque desta pesquisa é a queda de Robério em Natal, a permanência de Henrique estacionado e a migração do eleitor de Robério para Robinson”.

Na pesquisa espontânea, sem lista pré-definida de candidatos, Henrique aparece com 27,5% das intenções de voto, seguido por Robinson com 26,5%, diferença de apenas um ponto percentual. Robério tem 1,6%. Simone tem 0,4%, e Araken, 0,2%. Brancos e nulos somam 18,8%, e indecisos totalizam 25%. Na simulação de segundo turno com os dois mais votados, Henrique e Robinson também estão empatados. O candidato do PMDB tem 35,4%, contra 35,2% dados a Robinson. Brancos e nulos somam 20,5%, e indecisos são 8,9%.

No quesito rejeição, Henrique lidera com 26,9%. Robinson é rejeitado por 15,5% dos entrevistados da Seta/Nominuto. Robério Paulino tem rejeição de 6,2%; Araken de 4,5%; e Simone tem de 3,6%. Brancos e nulos somam 23,2%, indecisos são 20,1%.
O Instituto Seta de Pesquisas ouviu 1.700 eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro nas principais regiões do Estado do Rio Grande do norte. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Seta/Nominuto foi registrada no TRE sob o protocolo RN 00035/2014.

Instituto confirma liderança de Fátima para o Senado
O Instituto Seta confirma a tendência de vitória da candidata do PT para o Senado, Fátima Bezerra, sobre a segunda colocada, Wilma de Faria, do PSB. De acordo com os números da pesquisa, a petista mantém 10 pontos percentuais de vantagem sobre a vice-prefeita. Na pesquisa estimulada, Fátima tem 37,4% das preferências, contra 27% de intenções de voto na ex-governadora. Roberto Ronconi (PSL) está com 1,6% (Ronconi, que não é candidato, ainda aparece na pesquisa porque a decisão do TRE de cassar seu registro ocorreu durante a coleta dos dados). Ana Célia (PSTU) tem 0,6%, e Lailson Almeida (PSOL) tem 0,5%. Brancos e nulos somam 23%, e indecisos (não sabe) totalizou 9,9%.
“Há tendência de Fátima ganhar, sobretudo porque ela leva em Natal e em Mossoró, além de também levar nas grandes cidades. O mais provável, para o Senado, é a vitória de Fátima”, destaca Daniel Meneses. “Para o Senado, temo falar em quadro definido porque a pesquisa não permite fazer esse tipo de afirmação. Pesquisa é probabilidade, não é certeza. No entanto, há forte probabilidade que Fátima ganhe pelo quadro estabelecido”, afirma.

Na medição espontânea, Fátima tem 29,7% das intenções de voto, seguida por Wilma com 21%. Ronconi aparece com 1,1%. Ana Célia está com 0,5% e Lailson com 0,3%. Brancos e nulos somam 19,5%, e indecisos totalizam 27,9%. No quesito rejeição, Wilma lidera. A líder do PSB é rejeitada por 26,6% dos pesquisados da Seta/Nominuto. Lailson tem rejeição de 14,3%, seguido por Fátima com 13,8%. Ronconi é rejeitado por 8,3%, e Ana Célia por 2,7%. Brancos e nulos somam 21,6%, e indecisos totalizam 12,7%.

No RN, presidente Dilma Rousseff abre mais de 30% de vantagem sobre Marina
Na corrida sucessória presidencial, a presidente e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, tem mais de 30 pontos percentuais de vantagem sobre Marina Silva (PSB) no 1º turno, aponta Seta/Nominuto neste domingo (28). Na pesquisa estimulada, a candidata do PT à reeleição tem 51,1% das intenções de voto no Rio Grande do Norte. Marina aparece em segundo com 19,9%, e Aécio Neves (PSDB) tem 8,2%. Os demais candidatos ao Planalto não pontuaram. Brancos e nulos somam 13,6%, e indecisos (não sabe) totalizaram 6,4%.

Na pergunta espontânea, Dilma tem 48,2%, seguida por Marina com 17,7%. Aécio tem 7,9%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 10,5%, e indecisos totalizam 14,7%. Na medição de segundo turno com Marina, Dilma tem 53,2% contra 22,9%. Brancos e nulos somam 16,4%, e indecisos totalizam 7,5%.
O quesito rejeição aponta no RN que Marina é a mais rejeitada: 22,8% dos eleitores disseram que não votam nela de jeito nenhum. Dilma tem rejeição de 16,9%, seguida por Aécio com 15,4%. Pastor Everaldo (PSC) tem 5,2% de rejeição, seguido por Eduardo Jorge (PV) com 2%, por Levi Fidélix (PRTB) com 1,7% e por Zé Maria (PSTU) com 1,2%. Os demais não pontuaram no quesito rejeição. Brancos e nulos somam 16,6%, e indecisos totalizam 16,1%.

Quadrilha explode banco, e atira com fuzil para afugentar moradores no RN

Uma quadrilha com pelo menos oito homens, armados de fuzil, explodiram na madrugada desta terça-feira (30) o terminal do Bradesco na cidade de Senador Elói de Souza, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, os criminosos fugiram levando todo o dinheiro que estava no caixa. A quantia não foi revelada.
De acordo com o capitão Valber Moura, a quadrilha usou três cargas de dinamite. "Foram três explosões. Alguns moradores saíram de casa para ver o que havia acontecido, mas foram recebidos à bala. Os criminosos atiraram e as pessoas saíram correndo. Fora vários tiros de fuzil. Encontramos muitas capsulas no chão", relatou o oficial. "Por sorte ninguém foi ferido", acrescentou.
Ainda segundo o capitão, a quadrilha fugiu em uma caminhonete com destino a Natal.

Procon notifica sindicato e exige 30% dos bancários trabalhando

Os funcionários das redes privada e pública de bancos entram em greve, em Natal e no interior, a partir de hoje (30), mas a Coordenadoria Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-RN) já notificou o Sindicato dos Bancários sobre a necessidade de se garantir o efetivo mínimo de 30% dos bancários trabalhando durante a paralisação do atendimento nas agências bancárias. O coordenador do Procon-RN, Ney Lopes Júnior, explicou que, ao contrário do ano passado, quando a instituição passou a fiscalizar o cumprimento das leis, de greve e correlatas, no decorrer da greve, agora agiu preventivamente.

“Já avisei ao Sindicato para que repassem a todos os bancos conveniados, porque já existe auto de constatação, para ser transformado em auto de notificação, que de forma preventiva, antecipando-se a qualquer denuncia dos clientes e depois se alegue que o Procon não avisou”, explicou Ney Lopes Júnior.O coordenador do Procon-RN disse que as subsedes do Via Direta, em Mirassol, na Zona Sul e da Estação Shopping, na avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, vão atender os consumidores que se sentirem prejudicados com a greve, no horário  comercial.

Segundo Ney Júnior, o Procon-RN poderá fazer inspeções in loco, mas espera que com essa notificação antecipada os problemas de reclamação e denúncia dos consumidores “diminuam consideravelmente, porque os bancários e os bancos estão cientes que foram tomadas medidas legais para garantir os direitos dos clientes”.

“Caso descumpram a recomendação, serão considerados  reincidentes e penalizados de imediato pela não garantia dos serviços básicos e essenciais à sociedade”, continuou Ney Júnior, para explicar que quem não cumprir a legislação poderá sofrer uma multa calculada com base na média do faturamento dos últimos três meses da empresa. Em caso de desrespeito a determinação do Procon, o Código de Defesa do Consumidor também prevê o uso de força policial para garantia da lei.

O ofício de nº 218/2014, datado de ontem, foi enviado ao Sindicato dos Bancários na manhã de ontem, sendo que o seu recebimento foi acusado pela coordenadora do sindicato, Marta Turra. Com a notificação do Procon em mãos, a Caixa Econômica Federal (CEF) foi a primeira instituição bancária a procurar o Sindicato dos Bancários para expor a situação, já na manhã de ontem (29). “A gente conversou sobre o que o Procon pediu para o Sindicato cumprir, mas a direção ficou de avaliar com a categoria e nos repassar a decisão”, disse o superintendente regional da Caixa, Roberto Ribeiro Linhares.

Antes da reunião com representantes da Caixa, a coordenadora geral do Sindicato dos Bancários, Marta Turra, afirmou que em relação aos caixas físicos, que atendem diretamente a clientela “não terá nem 30% dos funcionários trabalhando, porque não faz parte do serviço essencial”. Marta Turra disse que o Sindicato do Bancários vai garantir 100% do funcionamento da compensação bancária de cheques, boletos de pagamento e outros documentos, que, segundo ela, “é considerado o único serviço essencial”.

Proposta
A proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) para os bancários, é de reajuste salarial de 7,5%, o que levaria a um piso salarial para uma jornada de seis horas no valor de R$ 2.393,33. Para os demais salários, a Fenabam propôs um reajuste de 7%. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) também teve seus valores corrigidos em 7%.

Entre outros benefícios, a proposta estabelece auxílio refeição, de R$ 24,80 por dia; auxílio cesta alimentação de R$ 424,20, mesmo valor da 13ª cesta alimentação; auxílio creche R$ 353,86 para filhos com idade até 71 meses.

A coordenadora do Sindicato dos Bancários, Marta Turra, disse que a questão econômica é a menos importante para a categoria, que defende mais as cláusulas sociais, como a questão do assédio moral, a terceirização de mão-de-obra e a não convocação de concursados pela Caixa e Banco do Brasil.

A cláusula econômica, propriamente dita, diz respeito a um indice de reposição de 35% dos salários, como quer a base sindical dos bancários, enquanto a direção da Contraf, apresentou uma proposta de  12,5%.