terça-feira, 11 de novembro de 2014

Robinson vai conversar com deputados e já deve assumir com maioria na ALRN


56i6i33i67iO governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), irá à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta semana, provavelmente na próxima quarta-feira, para uma visita de cortesia aos deputados. Assim como com os demais órgãos do Estado, a exemplo do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público, visitados na semana passada, o governador eleito quer manter uma boa relação com o Poder Legislativo Estadual.
 
Ao chegar à Casa que presidiu por quatro vezes – o recorde – Robinson irá encontrar um Parlamento que vive a expectativa de saber qual será, oficialmente, o tamanho da bancada governista, a que dá apoio ao governo. Além disso, o futuro chefe do executivo também respirará um pouco o clima de debates internos sobre a sucessão da Mesa Diretora da Casa, que será eleita em fevereiro pelos próprios parlamentares, após a posse de eleitos e reeleitos.
 
O governador eleito se encontrava, ainda nesta manhã, em São Paulo, segundo informações repassadas à reportagem por integrante da equipe de transição governamental. A vinda do futuro chefe do executivo estadual para Natal estava prevista para esta terça-feira. Em São Paulo, Robinson descansou com a família, com direito a uma aparição no programa Teleton, do SBT, apresentado por Silvio Santos, avô do neto de Robinson, fruto do relacionamento entre o deputado federal Fábio Faria e a apresentadora Patrícia Abravanel, filha do dono do SBT.
 
Nos bastidores, especula-se que a bancada de Robinson na Assembleia Legislativa poderá chegar ao número de 16, de 24 parlamentares. Ao menos 14 deputados já estariam certos de compor a base governista, oito além dos que já fazem parte. Os parlamentares eleitos ou reeleitos que apoiam a gestão Robinson Faria são José Dias (PSD), Galeno Torquato (PSD), Dison Lisboa (PSD), Fernando Mineiro (PT), Cristiane Dantas (PC do B) e Carlos Augusto Maia (PC do B). No segundo turno, aderiram a Robinson os deputados Gustavo Carvalho (PROS) e José Adécio (DEM). Ainda não se sabe quem são os oito deputados que passariam a integrar a bancada de 16 deputados.
 
MESA DIRETORA
Embora tenha anunciado que não irá se meter na briga pelo comando da Assembleia, Robinson também visitará a Assembleia sob os ares de discussões sobre a sucessão na Presidência da Casa. Nos bastidores, correm as candidaturas do atual presidente, Ricardo Motta (PROS), como também dos deputados Gustavo Carvalho (PROS) e José Adécio (DEM). Nomes como o do novato Galeno Torquato e o do deputado eleito Álvaro Dias (PMDB), que já presidiu a AL, também são especulados.
 
A eleição para os cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, sobretudo de presidente daquele poder, só vai acontecer em fevereiro, quando da posse dos novos deputados estaduais eleitor no dia 5 de outubro deste ano. Até lá muitas conversas e negociações acontecerão com foco num dos cargos mais cobiçados pelos deputados estaduais. Para o governo Robinson, é importante ter não apenas uma boa bancada governista na Casa, mas, sobretudo, um bom relacionamento institucional. Afinal de contas, é a AL quem dá a última palavra em termos de aprovação de projetos do executivo estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário