segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Henrique e Robinson disputam 2º turno no Rio Grande do Norte

O segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Norte será disputado entre os candidatos Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (5), Alves teve 702.196 votos, o que corresponde a 47,34% dos votos válidos. Faria recebeu 623.614 votos, o equivalente a 42,04%.

Henrique Eduardo Alves nasceu no Rio de Janeiro, tem 65 anos e é formado em Direito. Tem 43 anos de vida parlamentar e 11 mandatos seguidos de deputado federal representando o Rio Grande do Norte, sempre pelo mesmo partido, o PMDB. Foi eleito pela primeira vez em 1970, depois de o pai dele, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, ter sido cassado no regime militar. Foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013-2014. Essa é a primeira vez que Henrique Eduardo Alves assume um cargo no Executivo. Em 1988 e 1992 se candidatou à Prefeitura de Natal, mas perdeu nos dois pleitos.

Robinson Faria nasceu em Natal, tem 55 anos e também é formado em Direito. Foi deputado estadual durante 26 anos e nos últimos dois mandatos exerceu a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo período de oito anos. Por iniciativa própria, abraçou a carreira política liderando a Região Agreste, de onde se origina sua família, elegendo-se o deputado mais jovem do Estado em 1986. Em 2010, Robinson Faria foi eleito vice-governador pelos potiguares, mas rompeu com a governadora Rosalba Ciarlini após oito meses de governo. Em 2011 foi secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
 
Propostas
Durante a campanha, Henrique disse que vai priorizar a segurança pública, criando "força tarefa para ação emergencial". Ele também pretende implantar um Programa Estadual de Defesa Social, em parceria com governo federal e municípios. Na área da saúde, ele quer firmar "parcerias com municípios, fortalecendo o atendimento de baixa complexidade, recuperar hospitais regionais e abrir um novo hospital de emergência em Natal. Para a educação, as propostas de Henrique são: capacitar e valorizar o professor e modernizar a estrutura. Intensificar o acesso à informática e implantar a escola de tempo integral".
As propostas de Robinson para a segurança pública são: "redução da violência. Gestão por resultados e premiação. Compatibilização de áreas. Centrais de Polícias. Inteligência. Polícia Comunitária". Para a saúde, ele quer um "sistema de gestão. Integração com os profissionais da área. Regionalização, harmonização dos convênios. Redes de atenção à saúde e do COAP". E na área de educação, ele propõe: "universalização. Garantir educação de qualidade. Gestão e foco no resultado. Tempo integral. Priorizar o PNE, PEE e Pronatec".

Discursos
Em seu discurso após a apuração, Henrique Eduardo Alves disse: “Vamos organizar o time para o segundo tempo, que é o segundo turno. Reconheço que a votação de Robério Paulino foi responsável por levar essa disputa ao segundo turno. Mesmo assim, agradeço a votação expressiva que obtive e vamos manter a luta para ser governador do RN”.
Robinson Faria disse: “Vi como uma vitória. Poucos imaginavam que acontecesse. Enfrentei uma aliança jamais vista no RN. Fui um candidato de resistência, com coragem e esperança. Fui muito subestimado, mas apostei em um sonho, algo que faz parte da minha trajetória política, que é ousar”.

Campanha
O resultado confirmou o que previam as pesquisas de intenção de voto. Henrique apareceu em primeiro lugar em todas as pesquisas do Ibope realizadas no Rio Grande do Norte. Robinson sempre esteve em segundo lugar. A soma dos votos válidos dos demais candidatos forçou o segundo turno no estado.

Desde o início da campanha, ficou claro que a disputa era para saber se Henrique venceria em primeiro turno ou se Robinson Faria, segundo colocado na briga, conseguiria chegar ao segundo turno.

Mesmo com essa bipolarização, a campanha para o governo do Rio Grande do Norte deste ano não teve nenhuma grande polêmica.

Confira votação dos candidatos
Henrique Eduardo Alves (PMDB): 47,34%
Robinson Faria (PSD): 42,04%
Professor Robério Paulino (PSOL): 8,74%
Simone Dutra (PSTU): 0,98%
Araken Farias (PSL): 0,90%

Nenhum comentário:

Postar um comentário