terça-feira, 10 de setembro de 2013

Escoteiro é condecorado após salvar a vida do amigo

Na manhã dessa quarta-feira(4), o Grupo Escoteiro Cisne, na Granja Viana, agraciou um dos seus membros com uma das mais importantes medalhas do Escotismo: a "Medalha Cruz de Valor - Caio Viana Martins".
O homenageado foi o escoteiro Arthur Thomás Machline Silva, de 39 anos.
Arthur passou a fazer parte do Grupo Escoteiro Cisne em 2009 quando a tropa escoteira se tornou um Grupo Escoteiro independente. O Grupo Escoteiro Cisne faz parte do Instituto Cisne, organização do terceiro setor que desde 1986 atende crianças, jovens e adultos com deficiência mental/intelectual, ou, como preferimos nos referir, com limitação de autonomia psicossocial.
O Grupo Escoteiro Cisne é o único Grupo Escoteiro no Brasil formado somente por jovens com deficiência. Assim, cumpre esclarecer que Arthur também é atendido no Instituto Cisne. Ele frequentou o instituto em 1992 e saiu, retornando em julho de 2008. Passou a fazer parte do Grupo Escoteiro Cisne em 2009 e permaneceu até julho de 2013.

O motivo da homenagem

No último dia 03 de abril, após a reunião escoteira, os jovens do Grupo Escoteiro Cisne, se encaminhavam ao refeitório para o almoço, quando o jovem Anderson, recém-chegado à instituição e ainda em período de adaptação (e cujo grau de comprometimento da autonomia é bastante significativo), mesmo sem saber nadar, atirou-se na piscina.
Dentro d’água, começou a se debater desesperadamente, sem conseguir manter-se na superfície. Instantaneamente e sem pestanejar, o sênior Arthur, que passava por perto, percebeu a gravidade da situação em que se encontrava o colega e mergulhou, conseguindo impedir o afogamento e salvando a vida de Anderson.
Após o ocorrido, conversando a respeito, Arthur disse que apenas fez o que precisava ser feito, pois aprendeu que o escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo.

                       Anderson (de laranja) caiu na piscina e foi socorrido pelo amigo Arthur.

Segundo o chefe do Grupo Escoteiro, Armando Paolillo, é importante salientar que a atitude do jovem Arthur foi além do que se esperaria de qualquer jovem com limitação de autonomia psicossocial, uma vez que suas condições mentais e emocionais, diferentes daqueles considerados “normais”, poderiam, com um grau de probabilidade muito grande, acarretar um sentimento de desespero tão grande que o impossibilitariam de tomar qualquer atitude nesse sentido.




Além disso, também deve ser levado em conta o grau de comprometimento da autonomia, da compreensão e do controle emocional do jovem Anderson, diante da situação desesperadora em que se encontrava, a qual representou ao jovem Arthur, grande risco de perigo, uma vez que a reação daquele à sua aproximação poderia ser desastrosa, e, consequentemente, agravaria ainda mais a situação.
O grupo Escoteiro Cisne, diante dessa situação, entendeu a importância do jovem ser agraciado com uma medalha e encaminhou ofício à UEB – União dos Escoteiros do Brasil. "Mais do que um reconhecimento oficial por sua bravura, destemor e prontidão para servir, a outorga da medalha será também um marco na história do escotismo brasileiro, por tratar-se o agraciado de pessoa com deficiência, que a sociedade costuma rotular, segregar e desvalorizar, vendo-o como um ser-problema, e, no entanto, o jovem mostrou que, com todos os seus problemas e dificuldades, fez o que muitos considerados “normais” jamais teriam coragem de fazer", dizia o documento.

                          Arthur é homenageado com a “Medalha de Salvamento de Vida“.
A condecoração
 
Por se tratar de uma rara e importante condecoração, a mesma deve ser entregue preferencialmente pela diretoria regional ou nacional. Na manhã dessa quarta-feira, ela foi entregue ao jovem Arthur pelo Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil de São Paulo, Antonio Lívio Abraços Jorge.

Lívio, diretor presidente da UEB, Arthur e Achyles, presidente do Grupo Escoteiro e do Inst.Cisne
                                Arthur com os chefes Armando Paolillo e Andréa Santana

A condecoração aconteceu após o hasteamento da bandeira e Hino Nacional, durante a reunião escoteira que acontece toda quarta-feira na sede do Instituto Cisne.



Ator do seriado Malhação visita Grupo Escoteiro em Niterói/RJ

Ator do seriado Malhação visita Grupo Escoteiro em Niterói/RJ
No dia 31 de agosto, os integrantes do Grupo Escoteiro Professor João Brazil (49º/RJ), em Niterói, tiveram um sábado bem diferente. É que eles receberam a visita do ator global, David Lucas, do seriado Malhação.

O ator, que foi Lobinho do Grupo, participou da cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, disse palavras de incentivos e elogiou a disciplina e a educação apresentada pelos jovens, afirmando que o Escotismo é um exercício de cidadania.

David Lucas recebeu o boné e o lenço do Grupo, ficando muito feliz e prometendo ajudar na causa da divulgação do Escotismo.






Escoteiros fazem uma bonita apresentação no desfile cívico em Natal

Os Escoteiros do Rio Grande do Norte marcaram presença no desfile cívico de Natal, na manhã deste sábado, 7 de setembro. Devido aos protestos que iriam acontecer pós-desfile, a organização, que este ano coube a Força Aérea Brasileira, resolveu reduzir o número de participantes na atividade. Devido a isso tivemos uma representação pequena, cerca de 120 associados participaram, mas representaram o Movimento Escoteiro com bastante entusiasmo.

 

O evento começou por volta das 8h30 e acabou pouco mais de uma hora depois. Segundo a Polícia Militar cerca de três mil pessoas assistiram ao desfile, que aconteceu no entorno da Praça Pedro Velho, no Centro de Natal.
Associados de todas as idades participaram, os destaques foram a animação da escoteira do GE 12/RN Daniele. Ela que é cega, aproveitou cada segundo do desfile. Ao lado da diretora financeira dos Escoteiros do RN, Liêda Amaral, a escoteira seguia o ritmo da banda, com uma animação contagiante, e ao final ainda questionou o percurso curto do desfile. O outro destaque foi à belíssima apresentação da banda marcial do 10/RN Grupo Escoteiro Poti Cavalcanti. Os meninos e meninas de São Gonçalo do Amarante estavam impecáveis, arrancaram aplausos da multidão que assistia o desfile.
No desfile deste ano tivemos representações do 43/RN Grupo Escoteiro Nossa Senhora de Fátima, do 35/RN Grupo de Escoteiros do Ar Nossa Senhora das Neves, do 12/RN Grupo Escoteiro Luiz Soares, do 10/RN Grupo Escoteiro Poti Cavalcanti, do 65/RN Grupo Escoteiro Cidade Satélite e do 19/RN Grupo Escoteiro Capitão Damasceno.

Prefeito de Pendências Ivan Padilha é alvo de ação penal

ivan-padilha-caneta
A desembargadora Maria Zeneide Bezerra recebeu a denúncia oferecida pelo Procurador Geral de Justiça contra o prefeito de Pendências e atual presidente do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu, Ivan de Souza Padilha (PMDB) e Shankilei Peixoto da Silva, acusados da prática de crime de dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade.
Na Sessão Plenária realizada no último dia 14 de agosto, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, por unanimidade de votos, também aprovaram o voto da Relatora. Os acusados se forem condenados estão sujeitos a pena de detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.

Fonte: Robson Pires

Escoteiros do RN participam dos Jogos Escolares da Juventude

Nesta quinta-feira (05) teve inicio os Jogos Escolares da Juventude, etapa para alunos de 12 a 14 anos que acontece em Natal até 14 de setembro. A convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) os Escoteiros do Rio Grande estão integrando a equipe de voluntários  dos jogos. Cerca de 50 associados estão participando da atividade no Centro de Convenções, SESI e UFRN.
Os Jogos Escolares da Juventude são de abrangência nacional e cresce a cada edição, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Em 2013, o evento mudou de nome: passou de Olimpíadas Escolares para Jogos Escolares da Juventude. Segundo o COB, a nova designação foi em atendimento à solicitação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.
O evento é realizado em duas etapas, em cidades diferentes e com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos os jogos acontecem em Natal e de 15 a 17 anos serão na cidade de Belém.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio dos gestores locais.

MST consegue reunião com juiz e desocupa BR-406 no RN

Decisão judicial pede desocupação de fazenda no município de Taipu.
Cerca de 200 manifestantes interditaram via em Ceará-Mirim, Grande Natal.

Grupo usou galhos de árvore, terra e pneus para bloquear a pista (Foto: Jorge Talmon/G1)
Os integrantes do Movimento Sem Terra (MST) desocuparam o trecho da BR-406 em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Os manifestantes ocupavam a via desde a manhã desta terça-feira (10) e só liberaram a pista após o agendamento de uma reunião com o juiz Reynaldo Odilo, da Comarca de Taipu, cidade a 50 quilômetros de Natal.

O MST pedia a revogação de uma decisão do magistrado, na qual foi determinada a desocupação de uma área na Fazenda Livramento, que fica em Taipu. O encontro entre o juiz e os manifestantes foi intermediado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o grupo bloqueou a pista na altura do Km 162,7, próximo à entrada para a comunidade de Serrinha. A pista estava interditada com galhos de árvore, terra e pneus.

Os trabalhadores só permitiram a passagem de ambulâncias e carros da polícia. A saída da pista aconteceu às 13h45, segundo a PRF.

Fotógrafo Canindé Soares é homenageado pelos Escoteiros do RN

Na tarde desta quinta-feira (05) o fotógrafo potiguar e antigo escoteiro, Canindé Soares recebeu uma singela homenagem dos Escoteiros do Rio Grande do Norte. Durante reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública, o fotógrafo, filho ilustre de São Bento do Trairi/RN recebeu das mãos da diretora financeira da instituição, Lieda Amaral, a carteirinha de membro da União dos Escoteiros do Brasil.
Canindé há muito tem sido um grande parceiro do Movimento Escoteiro. Com suas lentes talentosas já fez flagrantes espetaculares das nossas atividades, da juventude norte-rio-grandense em ação. É uma homenagem mais que merecida que os cerca de 8 mil associados fazem a esse grande fotógrafo, destacou Carlos Pinto, relações institucionais da instituição.

O antigo escoteiro Canindé Soares começou a fotografar no final dos anos 70, fazendo trabalhos na área social. Com mais de 35 anos de experiência, foi fotógrafo e sub-editor de fotografia do jornal Tribuna do Norte em Natal e teve suas fotografias divulgadas nas páginas de praticamente todas as publicações do RN. Ele também é um dos únicos fotógrafos free lancer que mais publicou fotografias nas primeiras páginas dos principais jornais do Estado. Mas Canindé não se limita ao cenário local, como free lance faz constantemente trabalhos para assessorias de imprensa e também para publicações nacionais. Seu trabalho é bastante elogiado pela crítica e pelos amantes da fotografia, já recebeu vários prêmios. Em 2013, recebeu um dos maiores prêmios do jornalismo do Brasil, o Prêmio Abril de Jornalismo.