sexta-feira, 1 de março de 2013

Vídeo: à espera do novo papa, quarto é lacrado



 

Efeito Semana Santa: Procon aponta variação de até 162% no preço do peixe na Paraíba

peixe
Uma pesquisa do Procon de João Pessoa, realizada esta semana, constatou que o preço do pescado na capital tem uma variação que chega a 162,50% . O levantamento foi realizado em 18 estabelecimentos comercias, entre supermercados e mercados de peixe. O resultado da pesquisa foi divulgado pelo Procon nesta sexta-feira (1º).
Segundo o Procon, a maior variação constatada foi no preço do peixe xaréu com cabeça e a menor foi no filé de sardinha, de apenas 1,6%. De acordo com a coordenadora-executiva do Procon, Nadja Palitot, o órgão realizará outras pesquisas até a Semana Santa para que a população possa acompanhar a evolução nos preços do pescado.

Prefeita Cláudia Regina toma posse na AMORN e marca primeira reunião


Foto da nova mesa diretora e autoridades
                                                    A prefeita de Mossoró foi empossada na manhã desta sexta-feira
A prefeita Cláudia Regina assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) na manhã desta sexta-feira, (01/03), e já marcou para o final do mês de março a primeira reunião com os municípios, em Apodi, para discutir soluções de enfrentamento aos efeitos da seca, que assola a região.
A nova presidente convidou os prefeitos das cidades associadas a somar forças com as demais entidades instituídas nas discussões da AMORN. “Tenho certeza que estaremos todos juntos nessa missão que assumi. Sei que temos um longo caminho a seguir e, nessa nossa geografia política, também agradeço o apoio das demais entidades organizadas que se juntam a nossa luta, porque sem ele não iremos a lugar nenhum”, defendeu a prefeita Cláudia Regina, anfitriã da cerimônia.
Além das questões da seca, em seu primeiro discurso à frente da Associação, Cláudia Regina também destacou como prioridade da nova gestão a disseminação do acesso à comunicação, por meio de um convite à Governadora para transformar as cidades do Oeste em Cidades-digitais; e a priorização dos trabalhos em torno da Bacia Rio Apodi-Mossoró.

Ibama fiscaliza salinas do RN e aplica mais de R$ 80 milhões em multas

salina
O Ibama finalizou na tarde de ontem (28) a Operação Ouro Banco, que fiscalizou as áreas de proteção permanente (APPs) de manguezais e de cursos d’água ocupadas pela atividade salineira no litoral norte do RN. No total 35 empresas, entre elas as principais produtoras de sal nos município de Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Grossos, Mossoró e Areia Branca foram visitadas. A ação resultou em 112 multas que ultrapassaram os R$ 80 milhões, 19 áreas embargadas e 45 notificações para apresentação de documentos. As empresas têm 20 dias para apresentar sua defesa.
A operação, que ocorreu entre os dias 18 e 27 de fevereiro, estava sendo planejada desde o ano de 2010. Durante três anos analistas ambientais do Ibama se debruçaram sobre imagens de satélite e tomadas aéreas para definir com segurança as áreas de manguezais que foram afetadas pela atividade salineira. Com o auxílio de modernas técnicas de geoprocessamento obteve-se uma série temporal da ocupação das APPs por empresa salineira, identificando e mensurando todas as áreas impactadas. A área total coberta pela fiscalização foi superior a 40 mil hectares, dos quais 2,5 mil apresentavam altos estágios de degradação.

Justiça Eleitoral cassa mandatos da prefeita de Mossoró e vice


A decisão do juiz eleitoral Herval Sampaio Júnior que cassou os mandatos da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e do vice-prefeito, Wellington Filho (PMDB), determina afastamento instantâneo deles dos cargos e posse na Prefeitura do presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior (PSD), até realização de novas eleições.
A informação é do advogado Marcos Araújo, membro da Assessoria Jurídica da coligação Mossoró mais Feliz, autora da denúncia acatada pelo juiz e que conseguiu provar prática de abuso de poder econômico pela coligação vencedora no pleito eleitoral de 2012.
Entretanto, segundo Marcos Araújo, Cláudia Regina e Wellington Filho podem conseguir liminar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), suspendendo os efeitos da instantaneidade para recorrer da sentença nos cargos.
D’O Mossoroense

Dilma visita Paraíba na próxima segunda-feira

20130122025534_cv_dilma_gde
A presidente Dilma Rousseff (PT) fará sua primeira visita oficial ao Estado da Paraíba na próxima segunda-feira (4). A chefe do Executivo Nacional desembarca em João Pessoa e de lá segue para a cidade de Itatuba, no Agreste. A presença de Dilma em terras paraibanas foi confirmada na manhã de hoje (1) pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, que, segundo o Jornal do Commercio, convocou a imprensa local para coletiva, às 16h30, quando serão divulgados os detalhes da agenda presidencial.
Em João Pessoa, Dilma será recebida pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) e deve vistoriar obras em andamento e acompanhar a entrega dos projetos concluídos e que foram financiados pelo Governo Federal. Em Itatuba, a presidente visitará o canal adutor da vertente litorânea, o Acauã-Araçagui, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A visita de Dilma a Paraíba será acompanhada dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; e do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.