quinta-feira, 26 de abril de 2012

UTILIDADE PÚBLICA - PROTESTO EM PROL DAS DUNAS DO CAPIM.

Na tarde dessa quinta-feira dia 19 de abril, a população de Galinhos/Galos-RN, uniram forças para um resistente protesto em prol da preservação das DUNAS do capim. Um dos mais belos pontos turístico do litoral do Rio Grande do Norte está ameaçado pela construção de um parque eólico, chamado de REIS DO VENTO. Populares se manifestaram e abraçaram a causa, e perguntam – “POR QUE NAS DUNAS?” 





Todos reuniram-se e de um modo simbólico, deram um grande abraço nas dunas em um gesto de amor, serenidade e preocupação pela terra em que vivem. A população busca por respostas, pedem ajuda aos ambientalistas, e ao poder público que abram os olhos e vejam o prejuízo ambiental e social que a implantação de aerogeradores causará a essa área.

O Grande abraço - Imagem de Fábio Miranda.

Segundo grande parte dos moradores e trabalhadores “- O passeio nas DUNAS do capim é o sustento de dezenas de famílias de bugueiros, barqueiros e charreteiros da cidade de Galinhos/Galos-RN, devido a terraplanagem das DUNAS para construção das bases dos aeros, muitos perderão a principal renda”; Pois, uma vez que o parque eólico estiver em funcionamento, não é permitido proximidade de pessoas, veículos ou animais às torres.



         O protesto teve a presença de bugueiros, barqueiros, autoridades como os vereadores Fábio Rodrigues e Alexandre Wendel, a secretária de Turismo Chesma Alves entre outras secretarias, porém o que mais chamou a atenção foi a população que compareceu e protestou contra a implantação do parque REI DOS VENTOS em cima das DUNAS, os populares entre eles crianças e idosos, ergueram faixas, cartazes e suas vozes para protestar – “NAS DUNAS NÃO!” 


       E no fim da manifestação, quem estava presente pode contemplar um belo pôr-do-sol nas lindas DUNAS DO CAPIM.

Pôr-do-sol nas DUNAS do CAPIM GALINHOS/GALOS-RN.

Após sofrer faltas e objetos atirados pela torcida, Neymar dispara: 'Lá em Santos eles vão ver'



Neymar não conseguiu brilhar como de costume. Mesmo com o Santos atrás do placar desde os primeiros instantes do jogo, o ataque não esteve numa grande jornada, e tanto o camisa 11 quanto Ganso e Borges não criaram com a intensidade que o torcedor santista está acostumado. E no segundo tempo, a forte marcação sobre o jovem atacante passou por algumas faltas duras da defesa do Bolívar, em pressão que veio também das arquibancadas.

Depois do segundo gol do time da casa, Neymar chegou perto da linha de fundo para cobrar um escanteio e acabou atingido por um objeto atirado pela torcida adversária. Ao fim da partida, novamente os jogadores tiveram de desviar do foco de alguns torcedores, o que deixou Neymar revoltado.

"Não tenho o que falar. Mas o jogo não é só de ida. Lá em Santos eles vão ver também", disse rapidamente o atacante na saída do gramado em La Paz, sem querer se alongar e escapando dos repórteres que tentavam conversar com ele.

Agora, o próximo compromisso do Santos é no domingo, 16h, no Morumbi, quando o time recebe o São Paulo pela semifinal do Campeonato Paulista. Só daqui a duas semanas acontece a volta das oitavas de final da Libertadores, onde o time tentará reverter a derrota desta quarta-feira por 2 a 1.


“Acordo” em São Gonçalo, Poti Júnior desiste da Prefeitura e apoiará Jaime Calado

O deputado estadual Poti Júnior (PMDB) desistiu de concorrer ao pleito na cidade de São Gonçalo do Amarante. A notícia chega através do blog de Robson Pires.
O parlamentar peemedebista apoiará a candidatura a reeleição do prefeito Jaime Calado (PR). O acordo político contemplou, com a retirada da candidatura do PMDB, o compromisso de que Calado apoiará Poti no pleito de 2014. O candidato a vice na chapa do PR será uma indicação peemedebista.

Rosalba cria Conselho Político para melhorar interlocução

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) instituiu ontem o chamado Conselho Político do Governo numa tentativa de apaziguar os ânimos de aliados, sobretudo os deputados da base na Assembleia Legislativa, além de dar mais fôlego à gestão que sofre  um desgaste do ponto da opinião pública. O colegiado terá caráter consultivo e estratégico e é composto pelo ministro da Previdência Garibaldi Alves (PMDB),  o senador José Agripino (DEM), os deputados João Maia (PR) e Henrique Alves (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), e o ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM). A parceria com PMDB, PR e PMN dá um panorama da linha de frente dos partidos aliados à legenda da chefe do Executivo, o DEM.
DivulgaçãoNa reunião: Rosalba, Garibaldi, João Maia, Carlos Augusto e AgripinoNa reunião: Rosalba, Garibaldi, João Maia, Carlos Augusto e Agripino

Rosalba Ciarlini destacou que a primeira reunião deliberativa vai acontecer somente na próxima semana já que ontem não puderam comparecer os deputados Henrique Alves - que liderava a bancada do PMDB durante a votação do Código Florestal na Câmara Federal - e Ricardo Motta, que estava em Natal. Ela adiantou, porém, que a parceria terá início com o tema eleições municipais.  "A primeira decisão do Conselho será sobre o pleito de Mossoró", assinalou a governadora.

Segundo ela, os quatro partidos componentes do Conselho vão definir a composição da disputa para pleito para a Prefeitura de Mossoró e as eleições proporcionais. Depois do anúncio da chapa de Mossoró serão fechadas novas alianças. O deputado João Maia foi mais ponderado quando o assunto é campanha eleitoral. "A eleição municipal é muito específica, tem muitas características, cada município tem sua particularidade, então eu diria que existe uma intenção de marchar junto, mas tem lugares que realmente não será possível", disse ele. O parlamentar destacou, no entanto, que a ideia das legendas do Conselho Político é  procurar um denominador comum. "Mas todos são conscientes dessas peculiaridades", completou ele.

Além do processo político, o Conselho vai se reunir periodicamente para discutir liberação de emendas parlamentares, indicações para o próximo Orçamento Geral da União (OGU), projetos e ações que promovam o desenvolvimento do Estado.

Ontem, após a criação do grupo que dará sustentação não só política mas administrativa ao Governo, Rosalba Ciarlini visitou o senador Walter Pinheiro (líder do PT) que coordena a antecipação dos royalties para compensação dos regimes especiais cancelados pelo Senado. Rosalba também esteve com os senadores Paulo Davim e José Agripino.

Augusto Peres se reúne hoje com a governadora

O promotor de Justiça José Augusto Peres ainda não respondeu se aceitará ou não o convite da governadora Rosalba Ciarlini para comandar a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Eles terão mais um encontro hoje, mas o promotor já adiantou que a definição poderá sair somente na próxima semana. "Depende de uma serie de fatores. As questões são muito complexas, principalmente se tratando desta pasta. Eu vou me inteirando das coisas, vou discutindo com ela (Rosalba Ciarlini) e nós vamos avançando ou não", destacou o promotor.

Na última terça-feira (24), a governadora Rosalba Ciarlini conversou, em Brasília, com José Augusto Peres. O diálogo, de acordo com fontes próximas à governadora, foi "proveitoso e produtivo". Amanhã, Rosalba Ciarlini vai receber José Augusto Peres, oficialmente, em audiência. Na ocasião, ele apresentará algumas das ideais que pretende implementar na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e, provavelmente, haverá o anúncio oficial da escolha.

"A reunião desta quinta-feira será conclusiva, mas a de hoje [terça-feira] já foi muito positiva. Está praticamente certo", disse um integrante da equipe de auxiliares do Governo.